segunda-feira, 23 de março de 2009

Projeto Lendo, Crescendo e Aprendendo

Nome do projeto:


Projeto
Lendo
CrEscendo
ApRendendo

Clientela atendida: Alunos e Comunidade

Justificativa:
O projeto surgiu através do desenvolvimento da atividade Cantinhos de Aprendizagem embasado no Programa Escola Ativa, o qual estimulou o grupo de professores a desenvolver essa ideia com a comunidade escolar, visando incentivar o gosto e hábito pela leitura, bem como a reunião da família na realização de uma atividade de informação e cultura junto com seus filhos.

Objetivos:
* incentivar o gosto e o hábito pela leitura na família;
* oferecer materiais informativos e literários de diversos tipos;
* oportunizar momento de integração nas famílias em torno do hábito saudável da leitura;
* proporcionar a troca de informações e aprendizagens entre os participantes;
* facilitar o acesso a leitura e disponibilizar o acervo da biblioteca escolar;
* despertar o prazer de ler no ambiente familiar estendendo o gosto também a comunidade;

Metodologia:
Inicialmente será proposto aos alunos e suas famílias um concurso para a escolha do nome do projeto, a seguir as turmas personalizarão a sua sacola.
Cada turma terá uma sacola onde serão colocados materiais informativos, literários e culturais (recortes de jornais, revistas, livros). O aluno levará para casa e com sua família terá a oportunidade de ler o material num período de dois dias. As famílias poderão contribuir com doações de materiais de leitura para enriquecer o conteúdo da sacola. Após realizada a leitura por todas as famílias da turma o material será substituído.

Recursos
Humanos: comunidade escolar
Materiais: revistas, jornais, livros, textos, entre outros.

Período: Ano letivo 2009

Avaliação:
Na sacola haverá um caderno para avaliação das famílias, no qual irão relatar a experiência e apresentar sugestões para o desenvolvimento do projeto. Serão realizadas avaliações com os docentes e discentes para analisar a execução e validade do projeto, como também através da avaliação institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário