O Programa Escola Ativa propõe uma estratégia metodológica, voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas notadamente no campo.
O Programa Escola Ativa, enquanto estratégia de organização do trabalho da(o) educadora(or) e da escola com classes multisseriadas, incorpora os fundamentos e os princípios da Educação do Campo. Seu objetivo é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida. Para isto, busca estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
O Programa Escola Ativa, enquanto estratégia de organização do trabalho da(o) educadora(or) e da escola com classes multisseriadas, incorpora os fundamentos e os princípios da Educação do Campo. Seu objetivo é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida. Para isto, busca estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
Ao longo do mês de abril desenvolvemos o segundo módulo de formação do Programa Escola Ativa na escola, através de encontros para estudos, debate e discussões sobre novas estratégias para prática docente com turmas multisseriadas.
Tendo em vista os princípios que subsidiam o trabalho pedagógico do Programa Escola Ativa, percebemos a necessidade de realizar uma saída de campo a fim de conhecer a realidade do bairro em que a escola está inserida, oferecendo subsídios para que o professor possa conduzir processo de ensino e aprendizagem através de uma metodologia problematizadora, que localiza o educador como condutor do estudo da realidade.
Tendo em vista os princípios que subsidiam o trabalho pedagógico do Programa Escola Ativa, percebemos a necessidade de realizar uma saída de campo a fim de conhecer a realidade do bairro em que a escola está inserida, oferecendo subsídios para que o professor possa conduzir processo de ensino e aprendizagem através de uma metodologia problematizadora, que localiza o educador como condutor do estudo da realidade.
Saída de Campo:
Data: 16/04/2010
Roteiro:
Cachaçaria Dom Braga
Serro Bela Vista
Colha e Pague
City tur pelo bairro Travessão Rübenich
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