segunda-feira, 29 de junho de 2009

II Feira do Livro


No dia 20 de junho de 2009 aconteceu a II Feira do Livro da escola, tendo como escritor homenageado Hermes Bernardi Jr e tendo a presença da patrona da biblioteca escolar Gláucia de Souza.
Os alunos do Pré-escolar e 1º ano, coordenados pela professora Janete, e o publico aqui presente para viajar pelo Planeta Caiqueria e encher nosso planeta coração de poesia.
Os alunos do 2º e 3º anos vão apresentar uma esquete com fragmentos do livro poema cheio de “piruetas poéticas” E um rinoceronte dobrado, em que o autor brinca com as palavras de uma forma divertida e criativa.
Abecedário Alegre do Porto é uma declaração de amor mapeada de A a Z, feita a Porto Alegre. Com o mesmo amor que Hermes Bernardi Jr. fez esta declaração, os alunos do 4º e 5º ano, baseados nesta obra, homenagearam o escritor.
A personagem Tecelina, da obra com o mesmo titulo de Gláucia de Souza, fez uma visita muito especial a nossa II Feira do Livro...
Todos os alunos cantaram a música “Amigo do peito”, para que Gláucia Souza, jamais esqueça dos amigos que você fez na nossa escola.

Conheça um pouco da história da escola...



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb, foi a primeira escola pública do município de Dois Irmãos, fundada em 1929, com o nome de Escola Estadual São Miguel, funcionando inicialmente na casa da família Rübenich, onde, também, a primeira professora foi Rosália Horn se hospedou.

1929 - Professora Rosália Horn


Em 1930, foi construído em frente à casa da família Rübenich o prédio da nova escola. O terreno foi doado pelo senhor Jacob Feiten, atualmente onde está o Centro Comunitário do Travessão.
Em 1946, o prédio da escola foi reconstruído no fundo do terreno, pois o anterior estava com rachaduras e não era seguro para os alunos, passando a chamar-se Escola Isolada Municipal do Travessão São Miguel.
A partir do ano de 1963, recebeu o nome de Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Dr. Mário Sperb, que foi o ex-Prefeito de São Leopoldo, município mãe.
O primeiro CPM, da Escola Municipal Dr. Mário Sperb, foi fundado em 17 de dezembro de 1969, tendo como presidente, Norberto Emílio Rübenich, vice presidente Urbano Berlitz, tesoureiro Norberto Arlindo Feiten, segundo secretário Otmar Weschenfelter, segundo tesoureiro Ernesto Blauth e como secretário Roque Fröhlich, professor da escola na época.
No ano de 1988, foi realizada uma permuta da área antiga da escola, com o terreno em frente ao Cemitério Evangélico, onde seria construído o atual prédio. Esta troca foi feita na gestão do prefeito Sr. Romeu Wolf. O novo prédio da escola foi inaugurado no dia 28 de maio de 1989, pelo prefeito Sr. João Mallmann, sendo então Secretaria da Educação a profª Hilária Arnold Kreuz.
Em 1992 César Müller (Cesart) criou o logotipo da escola.
Em 1992 foram criados os uniformes da escola com o apoio do CPM que doou um pônei e uma ovelha para realização de uma rifa.
Em 1998, na gestão do prefeito Juarez Stein, sendo então Secretaria da Educação a profª Hilária Arnold Kreuz, a escola foi ampliada com a construção de mais uma sala de aula.
Conforme decreto n° 012/99, assinado pelo prefeito Juarez Stein, a escola passou a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb, em 19 de fevereiro de 1999.
Em 1999 a escola recebe dois computadores para o Laboratório de Informática.
Em 2006 foram realizadas obras de ampliação da escola e cobertura da quadra esportiva, sendo inauguradas no dia 6 de setembro de 2007, pelo prefeito Sr. Renato Dexheimer, sendo então Secretaria da Educação a profª Hilária Arnold Kreuz.
No ano de 2007 os uniformes escolares foram reformulados.
No dia 12 de julho de 2008 foi inaugurado o novo espaço da biblioteca escolar tendo como Patrona a escritora Gláucia de Souza e realizou-se a primeira Feira do Livro na escola.

Projeto Cultural: Nossa História & Nossa Gente


Bairro Travessão Rübenich
03/06/09



A abertura aconteceu às 19 horas com a apresentação de Danças Alemãs dos alunos do 4º e 5º ano da E.M.E.F. Dr. Mário Sperb.

Depoimento sobre a história da Escola Municipal Dr. Mário Sperb com o Sr. Norberto Rübenich
Apresentação de teatro dos alunos do Pré-escolar Nível B , 1º, 2º e 3º ano da E.M.E.F. Dr. Mário Sperb.

Resgate da história da Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Mário Sperb com a professora Simone Bockorny.
Resgate da história do Centro Comunitário Jacob Feiten com o Sr. Plínio Boll.
Resgate da história da Rota Colonial Baumschneiss com o seu presidente Alcindo Berlitz.
Encerramento com a apresentação de Silene e Alcindo Berlitz.
O projeto contou com a exposição de objetos antigos de pessoas da comunidade e da escola, bem como álbuns de fotografias e documentos da mesma.