quarta-feira, 22 de julho de 2015

NOITE CULTURAL - MÚSICAS DAQUI, RITMOS DO MUNDO

Na última sexta-feira, dia 17/07 realizamos nossa XI Noite Cultural, e o tema deste ano foi a música. E nossa noite iniciou com a presença do saxofonista Cristian Lauxen, que recepcionou nossos convidados.

 Tem um ditado popular que diz: QUE QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.
Você já imaginou um mundo sem música? Uma festa sem música ?
Pois é, a música tem o poder de influenciar a vida e o estado de humor das pessoas!
Músicas são pequenos tesouros e se acompanhadas com instrumentos musicais e ritmos diferentes, são capazes de trazer alegria para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo!
Ritmo e harmonia são fundamentos da música, e  cada povo,  espalhado pela terra,  tem sua tradição musical,  que com  seus instrumentos variados,  enriquecem essa tradição,  conferindo a cada música uma sonoridade diferente, especial e muito rica.
Assim como uma pedra,  que com sua cor e brilho particular,  traz à joia sua beleza única, a música com seus ritmos e instrumentos  variados,  traz uma riqueza cultural para cada canto do mundo, conferindo muita alegria a quem sabe apreciá-la.
Sendo assim, queremos convidar a todos para se alegrar com a riqueza musical de “Músicas daqui e Ritmos do Mundo”, uma viagem por diversos lugares do mundo conhecendo seus ritmos diferentes mas com músicas folclóricas brasileiras.

 Nosso ponto de partida não poderia ser outro  senão o nosso Brasil...E pelos morros do Brasil, a triste música “ O Cravo e a Rosa” torna-se feliz no ritmo do samba . E  as  turmas do 1º e 2º ano dançam ao som do cavaquinho, cuíca e tamborim. 

No interior do Brasil todo mundo conhece “ Sapo Jururu”. Como é bom, no final da tarde,  ouvir o som da viola . A turma do 3º ano entra no clima do ritmo sertanejo.

 Seguindo pelo continente americano, chegamos à Jamaica, na América Central, onde o repicar dos timbales anuncia o balanço do reggae. E é nesse ritmo que a turma da Educação Infantil  vai dançar a música “ Boi da Cara Preta”.
  

  E o que dizer do ritmo cubano e  seus trompetes alegrando a todos com a  contagiante  salsa? Melhor ainda com a música “Se Essa Rua Fosse Minha” com a turma do 3º ano.
    E como não se encantar com o charmoso swingado de metais que nos traz o ritmo do Jazz. Vindo diretamente das ruas de Nova York, os talentosos alunos do 4º ano com o jazz da música ”Cai Cai Balão”.
      E atravessando o oceano Atlântico vamos para o País de onde vieram os nossos descobridores. Subindo e descendo as ladeiras de Lisboa, em Portugal, as turmas do 2º ano se balança ao ritmo festeiro do Vira-Vira com a música “Escravos de Jó”.
        Vamos agora para a Itália, nos divertir com os cantores líricos que,  acompanhados por violinos, violas e violoncelos, transformam a música “Peixe Vivo” em uma bela ópera interpretada pelos alunos do 3º ano PEDRO E BRUNA.
       Que ritmos nos trazem as guitarras magnéticas da Inglaterra? Sim, o Rock! Na interpretação dos alunos do 4º ano a música-rock “Fui no Tororó”.
      E vindo do sul da África, a harmonia dos alunos da Educação Infantil com a música “PAI Francisco” em ritmo afro.
      Estamos chegando ao fim da nossa viagem! Voltando para o lugar de onde partimos, mas sem antes deixar de curtir o ritmo famoso dos nossos  Hermanos argentinos. Em ritmo de tango, os alunos do 4º ano encerram nossa viagem pelos ritmos do mundo com a música “Marcha soldado” num tango argentino. 
E assim encerramos nossa viagem nos ritmos do mundo, onde pudemos curtir cada som de lugares e culturas diferentes. Com certeza a música contagia e encanta a todos... Além de entreter, acalma e relaxa. Para a saúde pode aliviar dores, melhora a memória e é estimulante...
Além de dançar todos os ritmos, também cantamos também em outras línguas e nossos alunos do 1º ao 4º ano ensaiaram uma música em Inglês juntamente com a professora Andréa.
Mas também, não há nada melhor do que cantar rodeados de amigos, milhões de amigos então convidamos agora todos os alunos da escola para cantar a música: Eu quero apenas – do rei Roberto Carlos...
Também contamos com a apresentação de talentos da comunidade escolar:
O senhor Rafael Knorst pai da aluna Nikoly, juntamente com seu teclado para sua apresentação
O senhor Valter juntamente com a esposa Maristela e os filhos Vítor Eduardo e Raíssa e com acompanhamento do violão
O pai Martinho, mãe Greice e as filhas Yasmin e Isadora  apresentaram a música    O cravo e a rosa com  Flauta e vocal  logo após Martinho e Greice tocarão Gente Humilde e Oh Susana.
E encerramos nossa noite cultural com a apresentação da banda Bicho Grilo