terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa Junina






No dia 22 de junho aconteceu a Festa Junina da escola nos turnos manhã e tarde. Houve a escolha do Casal Caipira 2011, apresentações dos alunos, brincadeiras e comidas típicas.

Projeto Horta Escolar

A ideia do projeto surgiu através da Capacitação do Programa Escola Ativa, que tem como princípio a valorização da experiência extra-escolar e a vinculação entre educação, comunidade e meio ambiente, faz da busca da organização interdisciplinar dos conteúdos e da relação estabelecida entre o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida e dos conteúdos escolares.
Tendo em vista os objetivos do programa, a realidade local, a valorização trabalho e o resgate da cultura do homem do campo, o projeto visa integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo reflexão diária, estimular a participação da comunidade, bem como estimular a criança na formação e a adoção dos hábitos saudáveis de alimentação.
No dia 14 de junho o pai da aluna Gabriela Bender organizou a horta para que as turmas pudessem fazer o plantio. No dia 15 de junho as turmas da Pré-escolar Nível B ao 5º ano realizaram o plantio de mudas de beterraba, alface, brócolis e repolho e ainda semearam cenoura e rabanete.





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oficina de Sabão Caseiro

No dia 3 de junho a Sra. Valéria Hansen ensinou pais e professores a fazer o sabão caseiro.

Sabão de Álcool

Ingredientes:
4 kg de sebo;
4 litros de álcool;
1 kg de soda;
2 litros de água;
2 litros de azeite usado (reaproveitamento).

Modo de fazer:
Coloque a água na lata e adicione a soda. Mexa bem. Coloque o álcool e por último o sebo amolecido morno.


Sabão de Polvilho

Ingredientes:
2 litros de azeite usado (reaproveitamento);
2 kg de sebo derretido (morno);
1 kg de soda;
1 kg de polvilho doce;
8 litros de água;
500 ml amaciante (ou água pré-aquecida de eucalipto).

Modo de fazer:
Derreter o sebo (pré-aquecido). Adicionar o azeite, a soda e 2 litros de água. Em outro balde, diluir bem o polvilho com 2 litros de água. Acrescentar o amaciante. Misturar com os ingredientes acima e mexer de 10 a 15 minutos. Despejar numa bandeja quadrada/retangular. Descansar e cortar em pedaços.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Saída de Campo - Bairros Travessão Rübenich e São João

Considerando a necessidade de conhecer a realidade dos bairros onde residem os alunos, a localização das residências dos mesmos, visando uma maior integração escola/família e o objetivos do Programa Escola Ativa, foi promovido nos dias 30 e 31 de maio, nos turnos manhã e tarde, com as turmas Pré-escolar Nível B, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos um passeio de estudo, no qual objetivamos possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimento de si mesmo e de sua família, do local onde vive, levando-o a descobrir-se enquanto sujeito, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e do lugar onde vive para dessa forma desenvolverem melhor as relações existentes na nossa sociedade.