segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conheça um pouco da vida de Carlos Urbim - Escritor homenageado na nossa III Feira do Livro


Biografia de Carlos Urbim

Carlos Urbim é um jornalista e escritor de livros infanto-juvenis brasileiro. Nasceu em Santana do Livramento, em 4 de fevereiro de 1948. Mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos e formou-se em Jornalismo na UFRGS. Trabalha na área do jornalismo há 33 anos, tendo passado por diversas empresas jornalísticas, todas sediadas em Porto Alegre.
Foi durante dez anos editor de cadernos do jornal Zero Hora (Segundo Caderno, Vida, Revista ZH e Caderno de Cultura). Foi o coordenador da equipe que pesquisou e redigiu mais de uma centena de programas curtos sobre a história do Rio Grande exibidos pela RBS/TV nas séries Rio Grande do Sul: Um século de História, Os Farrapos e A Ferro e Fogo.
No ano passado, publicou o livro Zamprogna: a História da Imigração Italiana e a Industrialização no Rio Grande do Sul, pela Editora Jornal Via Norte.
Atualmente é editor do Departamento de Multimídia de História da Rede Brasil Sul de Televisão/RBS TV e desenvolve pesquisa e produção de textos para documentários e programas especiais.
Sua primeira publicação destinada ao público infantil, Um Guri Daltônico, de 1984, obteve grande repercussão junto ao público. O livro foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre de 1984. Outros livros do autor são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhas e Morro Reuter de A a Z, entre outras. Ao escrever para crianças, busca na infância a motivação para o material de que é feita sua produção literária, conservando as influências e o sotaque da região em que nasceu. Utiliza a poesia como forma de cativar os pequenos leitores e seus personagens têm fortes vínculos com o cotidiano gaúcho, o que contribui para a identificação imediata entre o autor e seu público.
Em 2008, Urbim ingressou na Academia Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 40. Como homem de imprensa, teve passagem por Diários Associados, Folha da Manhã, Istoé, Diário do Sul e por Zero Hora.
Em 2009, foi escolhido como patrono da 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre após sete indicações sucessivas desde 2003.

Feira do Livro na Escola


Convidamos para a nossa III Feira do Livro, que será realizada de 12 de junho de 2010, no horário das 8h às 12 horas, nas dependências da escola .
Informamos que a escritor homenageado será Carlos Urbim. Haverá apresentações artísticas dos nossos alunos e palestra sobre Meio Ambiente e Lixo com a bióloga Ivana Collet.
Neste dia o CPM e o Conselho Escolar da nossa escola estarão realizando a venda de lanches e bebidas. O dinheiro arrecadado será utilizado para custear uma atividade especial para os alunos na Semana da Criança.

A sua participação é muito importante!
Na biblioteca
Posso se quero
seguir o vôo
do quero-quero
posso dançar bolero
num café em Paris
ou tomar licor de anis
numa taverna da Espanha
posso ser o Homem-Aranha
num arranha-céu
de Chicago
e não me cago de medo
Nada me destrói:
na biblioteca
cheia de aventuras
passadas, futuras
sou um super-herói!
Carlos Urbim

Dia das Mães

Neste ano nossa escola se propôs a confeccionar um presente ecologicamente correto para a mamães, ou seja, confeccionamos com os alunos sacolas ecológicas para presenteá-las.
Nosso principal objetivo é a diminuir o uso de sacolas plásticas e incentivar o uso da sacola ecológica na nossa comunidade, além da conscientização das famílias a respeito dos males causados pelo plástico no meio ambiente.


Feliz Dia das Mães!


Veja as sacolas confeccionadas pelo 2º e 3º ano.

Jardinagem

Os alunos do Pré-escolar Nível B e 1º ano adotaram as floreiras da entrada da nossa escola e no dia 27 de abril realizaram o plantio de flores.


Os alunos do 4º e 5º ano realizaram o plantio de flores nos canteiros em frente a escola no dia 6 de maio.