terça-feira, 20 de abril de 2010

23 de abril - Dia Mundial do Livro

1ª Feira de Troca de Livros e Gibis
23/04/2010


O objetivo é criar uma oportunidade para que o aluno possa reciclar sua leitura, sem nenhum custo, trocando algum título que já tenha lido por outro de seu interesse.

Programa de Formação de Educadores do Programa Escola Ativa

O Programa Escola Ativa propõe uma estratégia metodológica, voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas notadamente no campo.
O Programa Escola Ativa, enquanto estratégia de organização do trabalho da(o) educadora(or) e da escola com classes multisseriadas, incorpora os fundamentos e os princípios da Educação do Campo. Seu objetivo é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida. Para isto, busca estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
Ao longo do mês de abril desenvolvemos o segundo módulo de formação do Programa Escola Ativa na escola, através de encontros para estudos, debate e discussões sobre novas estratégias para prática docente com turmas multisseriadas.
Tendo em vista os princípios que subsidiam o trabalho pedagógico do Programa Escola Ativa, percebemos a necessidade de realizar uma saída de campo a fim de conhecer a realidade do bairro em que a escola está inserida, oferecendo subsídios para que o professor possa conduzir processo de ensino e aprendizagem através de uma metodologia problematizadora, que localiza o educador como condutor do estudo da realidade.

Saída de Campo:
Data: 16/04/2010
Roteiro:
Cachaçaria Dom Braga
Serro Bela Vista
Colha e Pague
City tur pelo bairro Travessão Rübenich

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Caça ao Ninho

A Páscoa chegou...

No dia 1º de abril o coelhinho esteve na nossa escola, encheu os ninhos confeccionado pelos alunos de muitas gostosuras e os escondeu no pátio da escola.

Saída de Campo

Data: 24/03/2010
Turma: 4º e 5º anos
Profesora: Izabel Cristina Goulart Maria da Silva

Roteiro: Usina de Reciclagem, Museu, Biblioteca Pública e Corpo de Bombeiros

É muito importante conhecer o trabalho realizado no nosso município no que diz respeito a questão ambiental. Na nossa cidade, os recursos hídricos, bem como a questão da reciclagem, vem ganhando atenção das autoridades e da população em geral. Visitar o Usina de Reciclagem, bem como Museu, Biblioteca Pública e Corpo de Bombeiros resultaou em uma experiência de vida para os nossos alunos, que poderão colocar em prática, os conhecimentos que adquirirem durante esse passeio.









Metas para o ano letivo de 2010

  • 100% de aprovação dos educandos.
  • Melhoria da entrada principal da Escola, com a parceria da Administração Municipal.
  • Extensão do toldo existente para a proteção dos alunos até o portão.
  • Incentivar a participação das famílias nas atividades escolares, envolvendo-os com a aprendizagem de seus filhos.
  • Estimular a participação e a continuidade dos alunos em todas as atividades escolares, inclusive nos projetos.
  • Uso obrigatório do uniforme pelos alunos.
  • Proporcionar palestras para pais e alunos enfocando alimentação alternativa reaproveitamento de alimentos, meio ambiente enfocando temática lixo, queimadasutilização de agrotóxicos e estimular o cultivo da horta doméstica.
  • Oportunizar palestras para a comunidade com profissionais especializados nas diversas áreas atendendo os interesses da comunidade.
  • Oportunizar capacitação através do Programa Escola Ativa ao grupo de professores a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida nesta instituição.
  • Análise e avaliação da Proposta Pedagógica da escola.
  • Equipe da escola comprometida, profissional e ética.
  • Concretização dos projetos escolares previstos tanto para os alunos (Sacola Literária, Educação Física, Meio Ambiente, Música, Dança, Jornal Escolar e Informática Educativa) como para as famílias (Inclusão Digital, Biblioteca para a Comunidade e Esporte).
  • Organização e cultivo da Horta Escolar.
  • Melhor utilização dos espaços escolares com os alunos (quadra, biblioteca, sala de informática e pátio).
  • Construir um espaço adequado e acessível ao público para biblioteca, bem como adequar o atual espaço para refeitório escolar, visando escola de tempo integral.
  • Adquirir, ampliar e/ou adaptar espaço para sala dos professores e secretaria, bem como área de lazer e horta escolar, adequando a infraestrutura escolar para escola de tempo integral e Programa Escola Ativa com apoio da Administração Municipal.
  • Adquirir mobiliário para sala de professores, com apoio da Aministração Municipal.
  • Racionalização do uso do material escolar, evitando desperdício.