terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Encerramento das Atividades do Ano Letivo de 2009





As atividades de encerramento do ano letivo aconteceram no dia 18 de dezembro, a partir das 19 horas, nas dependências da escola. A noite contou com mais uma edição do Telejornal Escola e família: uma parceria que dá certo, apresentações artísticas e musicais dos alunos, homenagem ao CPM e a diretora da escola, prestação de contas anual do CPM, sorteio da Ação entre Amigos, Papai Noel, entrega de presentes aos alunos e de boletins.

Resulatdo do sorteio da Ação entre Amigos:

1º prêmio: 568 (Marli Luiza Heinz)
2º prêmio: 971 (Jéssica Hansen)
3º prêmio: 1431 (Bruno S. Rohr)
4º prêmio: 91 (Hilda Konrad)
5º prêmio: 235 (Patrick Schneider Feiten)
6º prêmio: 1170 (Silene Inês Berlitz)


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Próspero Ano Novo






Que o Menino Jesus


Faça nascer novamente


No coração de cada um de nós


A INOCÊNCIA


Para sabermos ser transparentes,


O CARINHO


Para cativarmos novos amigos,


A GRATIDÃO


Para valorizarmos a vida em plenitude,


O PERDÃO


Para reconciliarmo-nos no amor,


A COMPREENSÃO


Para sabermos perdoar


O ENCANTAMENTO


Para apaixonarmo-nos pela busca de felicidade,


A SABEDORIA


Para respeitarmos os pontos de vista do outro,


A SOLIDARIEDADE


Para aprendermos juntos a construir caminhos,


A FÉ


Para acreditarmos também no outro,


A PAZ


Para ajudarmos a construir sempre,


A CORAGEM


Para sabermos retomar nossos sonhos,


A VONTADE DE AMAR


Para sermos felizes!



Que o menino Jesus se sinta acolhido em seu coração e que você e sua família tenham um


GRANDE E FELIZ NATAL


e um


ABENÇOADO ANO NOVO!!!



Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Encerramento e Formatura do Projeto Inclusão Digital







O projeto é Inclusão Digital surgiu interesse da escola de proporcionar aos pais dos alunos um curso básico de informática, para que os mesmos tenham maior acesso a essa tecnologia e dela possam se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos.
No dia 16 de novembro de 2009 ocorreu o encerramento das atividades do projeto e também a formatura dos alunos.


FORMANDOS:

Giovanni Miriani
Graziela V. K. Tesche
Iara Erpen
Laura
Margarete Schallenberger
Maria Ivoni Rohr
Marilene S. Rohr
Nair Berlitz Scheeren
Regina Teixeira dos santos
Rosane Mielke
Salete S. Stoffel
Sírio Rohr
Tânia Maria B. Facciochi
Nelson Giovani Facciochi




V Noite Cultural



No dia 20 de novembro aconteceu a V Noite Cultural reunindo a comunidade escolar e do bairro para homenagear os 80 anos de história da Escola Dr. Mário Sperb.
Passados 80 anos de história, a escola se alegra em comemorar juntamente com a comunidade essa caminhada de grandes conquistas com a certeza de ter cumprido com seu papel de educadora e formadora de cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social de Dois Irmãos.





Nossa história iniciou-se em 1929 quando os moradores do bairro Travessão tiveram a necessidade de uma escola para seus filhos. Então a família Rübenich, disponibilizou uma peça da sua residência para que fosse criada a primeira escola pública do município, tendo como professora Rosália Horn, que se hospedou na casa da mesma família.
Em 1930, foi construído em frente à casa da família Rübenich o prédio da nova escola. O terreno foi doado pelo Senhor Jacob Feiten, atualmente onde está o Centro Comunitário do Travessão.
Em 1946, o prédio da escola foi reconstruído no fundo do terreno, pois o anterior estava com rachaduras e não era seguro para os alunos, passando a chamar-se Escola Isolada Municipal do Travessão São Miguel.
A partir do ano de 1963, recebeu o nome de Escola Municipal de 1°Grau Incompleto Dr. Mário Sperb, que foi o ex-Prefeito de São Leopoldo, município mãe.
O primeiro CPM, da Escola Municipal Dr. Mário Sperb, foi fundado em 17 de dezembro de 1969, tendo como presidente, Norberto Emílio Rübenich, vice presidente Urbano Berlitz, tesoureiro Norberto Arlindo Feiten, segundo secretário Otmar Weschenfelter, segundo tesoureiro Ernesto Blauth e como secretário Roque Fröhlich, professor da escola na época.
No ano de 1988, foi realizada uma permuta da área antiga da escola, com o terreno atual em frente ao Cemitério Evangélico, onde seria construído o atual prédio. Esta troca foi feita na gestão do prefeito Sr. Romeu Wolf. O novo prédio da escola foi inaugurado no dia 28 de maio de 1989, pelo prefeito Sr. João Mallmann, sendo então Secretaria da Educação a Profª Hilária Arnold Kreuz.
Na sua caminhada, a escola contou com a dedicação dos seguintes professores como diretores: Rosália Horn, Affonso Wolf, Ada Garcia, Ivone Alves, Jurema da Silva, Edgar Junges, Selvino Ritter, Guisela Ritter, Thelmo Alles, Roque Frohlich, Jacob L. Hendges, Ivone T. Neumann, Maria B. Scholl, Marlene Elwanger Becker, Marisa Feiten, Sirlei Fink, Denise M. Maldaner, Neuza T. Berlitz e Terezinha Becker. Atualmente, a equipe diretiva conta com Professora Simone Bockorny na direção, auxiliada pela Técnica de Apoio Pedagógico Kelly Corrêa.
Retornando no tempo, em 1998, na gestão do prefeito Juarez Stein, sendo então Secretaria da Educação a profª Hilária Arnold Kreuz, a escola foi ampliada com a construção de mais uma sala de aula.
Em 2006 foram realizadas obras de ampliação da escola e cobertura da quadra esportiva, sendo inauguradas no dia 6 de setembro de 2007, pelo prefeito Sr. Renato Dexheimer, sendo então Secretaria da Educação a profª Hilária Arnold Kreuz.
Hoje, a escola oferta, além das atividades regulares do ensino fundamental do Pré-escolar Nível B ao 5º ano, vários projetos, dentre eles: Informática Educativa, Sacola Literária, Esportes, Música.
Neste ano a escola passou a oferecer Projetos para a Comunidade, dentre eles: Biblioteca e Inclusão Digital as segundas-feiras a noite.